ECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIVERSAS COLETAS PARA SABER COMO ESTÁ A QUALIDADE DA ÁGUA EM NOSSO MUNICÍPIO

S

A Secretaria de Saúde de Água Branca realizou recentemente diversas ações e coletas para saber como está a qualidade da água em nosso município. As amostras foram coletadas em nove comunidades escolhidas por meio do Programa no Sistema SISAGUA

O SISAGUA constitui um sistema de informação que gerencia as informações de qualidade da água, tais como os resultados de laudos de análise para potabilidade, além dos dados de cadastros dos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas e Individuais, atuando como um instrumento de trabalho dentro do Programa Nacional VIGIAGUA. Além disso tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle) e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA TRATADA

Fundamental para toda a vida no planeta Terra, a água está relacionada com diversas reações químicas e transporte de substâncias no corpo humano. Infelizmente, a água acaba sendo veículo de transmissão de doenças, por isso ficarmos atentos a importância da qualidade da água para saúde é tão importante. Além dos micro-organismos transmissores de doenças a água esta sujeita a detritos, contaminações por ferro, areia, lodo, sedimentos e muitos resíduos que consumidor por anos a fio com frequência podem prejudicar muito a saúde humana. A contaminação pode ocorrer não somente na água que se bebe, mas também no consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.

A entrada de dados é dividida, basicamente, em três partes:
Cadastro: Controle e Vigilância. Trabalhando integrado com o GAL- gerenciador de ambiente laboratorial. Responsável pelo laudos das referidas amostras.

Essas análises também detectam a presença de bactérias, a principal é a escherichia coli , uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos l, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade água e de alimentos.

A E COLI, também pode provocar DOENÇAS, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica entre outras. A colite hemorrágica é um tipo de gastroenterite na qual algumas cepas da bactéria escherichia coli infectam o intestino grosso, produzindo uma toxina(toxina de shiga) que causam diarreia sanguinolentas é outras complicações graves.

ASCOM PMAB