VIGILÂNCIA AMBIENTAL REALIZA MUTIRÕES DE LIMPEZA E COMBATE ÀS ARBOVIROSES

Seguindo determinações do prefeito Everton Firmino e da Secretaria de Saúde, a Equipe de Vigilância Ambiental e os Agentes de Combate a Endemias já realizaram diversos mutirões de limpeza e combate às arboviroses.

Os profissionais de saúde deixaram bem claro que é extremamente necessária a preocupação de todos com a prevenção de doenças como a dengue, zica e chikungunya.

Um recurso curioso foi utilizado pelos profissionais: distribuíram significativa quantidade de piabas a população. Trata-se de Controle Biológico com a utilização das piabas em caixas d´água e cisternas domiciliares para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Além disso, as cisternas em construção e tanques abandonados foram devidamente tratados por conta do acúmulo de água parada e propícia a proliferação dos geradores da doença.

“Estamos passando um momento difícil para saúde por conta da covid-19, mas não podemos esquecer que a dengue mata muita gente e que não queremos sair dessa pandemia e entrar em uma epidemia de dengue”, explicou o Coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Miguel.

Toda a equipe fez um apelo a população aguabranquense para que tenha os devidos cuidados em suas residências, muros, construções e principalmente com recipientes que possam acumular água parada.

“Pedimos encarecidamente que não joguem lixo em locais inapropriados. Objetos que acumulam água jogados em terrenos abandonados causam grandes transtornos a população e podem voltar em forma de doença para os seus familiares”, advertiu a Coordenação de Vigilância Ambiental.

ASCOM PMAB/JN