Prefeitura de Água Branca investe na saúde pública e reestrutura canil municipal

O Governo de Água Branca através da Secretaria Municipal de Saúde deu início ao processo de reestruturação do Centro de Acolhimento de Cães e Gatos, para melhor atender às necessidades e cuidados dos animais resgatados em decorrência de maus-tratos ou situação de vulnerabilidade.

O centro funciona no prédio do antigo grupo escolar do sítio Letreiro, às margens da PB-306. O local passou por readequação e ganhou novos compartimentos para isolar os animais que necessitam de tratamento.

Além da reforma estrutural, o governo disponibilizou uma equipe de profissionais para atender as demandas do canil. O centro é coordenado por Diana Queiroz, defensora da causa animal que conta com a ajuda de mais dois funcionários responsáveis pela limpeza, manutenção e cuidados  para que os animais sempre tenham água e ração.

O veterinário, Vinícius Batista, é responsável pelos cuidados médicos e semanalmente realiza procedimentos para tratamento de doenças, castração, quimioterapia e cirurgias de pequeno porte.

Para a coordenadora, o investimento no centro de zoonoses é um grande salto na implantação de políticas públicas voltadas à causa animal. “.A prefeitura de Água Branca através da Secretaria Municipal de Saúde, sai na frente de outras cidades da região com a preocupação e o cuidado de oferecer dignidade aos amigos de quatro patas.”, afirmou.

Segundo a coordenadora, mais de 60 cães passaram pelo local que atualmente conta com 30 internos. Já foram realizadas mais de 10 castrações, além de dedetizações constantes para combater ratos, pulgas e carrapatos. Em caso de denúncias de maus-tratos ou de algum animal em situação de vulnerabilidade, entrar em contato com a vigilância Sanitária ou Guarda Municipal.

Ascom Água Branca