ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DAS COMUNIDADES BARROS/SANTA MARIA – AAACOBAS É INAUGURADA EM DIA DE FESTA PARA OS MORADORES DAS COMUNIDADES

No último domingo, dia 29 de Setembro de 2019, foi uma data especial para os moradores das Comunidades Barros e Santa Maria, foi inaugurada a Associação dos Agricultores das Comunidades Barros/Santa Maria – AACOBAS. As Comunidades mais distantes da sede do Município de Água Branca conhecido como Macaco, abrangendo os Sitio Barros e Santa Maria, agora tem uma entidade para defender seus direitos, buscar por informações, lutar pelo bem das pessoas das comunidades.

Desde o final de 2018, a Comunidade vem se reunindo, conversando para formar sua associação, no dia 28 de Abril de 2019 foi o marco legal de criação da associação, que conta 21 sócios fundadores, que elegeram para Presidente, José Eudo da Silva (Dê Caboclo); Vice Presidente, Marizete Imaculada da Silva; Tesoureiro, Cicero Imaculada da Silva; Secretarias, Erica Aline Almeida Silva e Aldenizia Anizio Neta.

“A fundação da Associação era desejo antigo dos moradores, que nunca tivemos apoio, éramos esquecidos nos programas e ações dos governos, nossa identidade como comunidade não era reconhecida”, lembra o sócio Sebastião Imaculada da Silva.

A inauguração foi uma grande festa, contou com amigos e familiares dos sócios, além de colaboradores que receberam através da Secretaria de Agricultura, cerca de 30 mudas de árvores da espécie Flamboyant.

Todo o processo de abertura da associação contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca, através do Presidente José Beroaldo Gomes de Andrade, da Prefeitura Municipal e da EMPAER, através do Extensionista Social Jose Ronaldo Trajano dos Santos que trabalhou junto com a comunidade a parte da organização social da associação e sócios, Robison José Pessoa Lira, que junto com a comunidade realizou a mobilização para a participação de sócios no XI Grito do Agricultor, com a produção de arroz da terra e algodão, pelo Programa Algodão Paraíba.

Na reunião teve entrega das fichas dos sócios, contou com as presenças do Extensionista Ronaldo Trajano; o Secretario Municipal de Agricultura, Gustavo Gouveia: o Vice Presidente do Sindicato Sildivam Faguene ( miúdo); o Chefe de Gabinete, Vinicius Mota; Prefeito Everton Firmino; o Presidente do STR Beroaldo Gomes e o Vice Presidente