Água Branca recebe primeiro lote da Coronavac e Governo divulga Plano Municipal de Vacinação.

威而鋼 ass=”wp-block-image”>
Foto: Thiago da Net

Na tarde da quarta-feira (20), O Governo de Água Branca e a Secretaria Municipal de Saúde lançaram oficialmente o plano estratégico para imunização contra a Covid-19 no município.

Em solenidade transmitida pelas redes sociais do governo, foi anunciada a chegada do primeiro lote da Coronavac/Butantan, contendo 168 ampolas que serão aplicadas em duas dosagens, contemplando 84 pessoas.

O ato contou com a participação do prefeito Everton Firmino, da Secretária de Saúde, Ivandla Firmino e da Coordenadora de Atenção Básica, Andreza Rodrigues.

O gestor destacou a importância da pesquisa no processo de desenvolvimento da vacina que reacende a esperança da população.

“A Coronavac atende todos os critérios de segurança para uso emergencial e seus benefícios superam os riscos. É preciso o empenho de todos que fazem a gestão municipal e dos funcionários da saúde para que a vacina esteja ao alcance de todos os aguabranquenses.”, ressaltou Tom.

De acordo com a secretária de Saúde, o município dispõe de mais de 10 mil seringas, refrigeradores em todas as unidades básicas de saúde e transporte da Vigilância em Saúde para condução dos vacinadores.

“Vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance para cumprir as metas estabelecidas no plano municipal. Conforme for aumentando a quantidade de doses enviadas, vamos vacinando as populações prioritárias conforme as recomendações do Ministério da Saúde e do SUS.”, afirmou Ivandla.

No final da apresentação, o prefeito anunciou a vacinação em três idosos que também estiveram presentes no auditório municipal.  Um momento de grande emoção foi quando a senhora Selma Vidal tomou a dose da Coronavac, num ato simbólico e de grande representatividade, pois o seu pai, José Vidal, por conta própria, promoveu a primeira vacinação contra a varíola, quando Água Branca ainda era uma pequena vila.

Depois de dona Selma, foi a vez da mulher mais idosa, dona Luzia Gouveia, de 99 anos, e logo em seguida, o senhor Vicente Melo, o homem mais velho com 103 anos de idade.

Saiba como acontecerá a vacinação em Água Branca

De acordo com os parâmetros estabelecidos no Plano Municipal de Vacinação e com a quantidade de 168 unidades do imunizante, a Secretaria de Saúde de Água Branca vai iniciar a vacinação do grupo prioritário dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus, trabalhadores da unidade hospitalar e da Atenção Básica.

Os primeiros serão os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de serviços gerais, vigilantes e condutores de ambulâncias.

Idosos, portadores de deficiências e doenças crônicas, professores do ensino básico, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos, serão imunizados tão logo chegue novos lotes com quantidades suficientes.

Ascom Água Branca

Foto: Thiago da Net